quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mediunidade é doença?



Joilson José Gonçalves Mendes

Allan Kardec afirmou que “Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium.” Encontramos em várias passagens das obras basilares da Doutrina Espírita e também em livros complementares, referências de que a mediunidade é decorrente de uma predisposição orgânica.
Pode-se dizer que a mediunidade é uma ferramenta que recebemos ao reencarnar, para adiantarmos nosso processo de evolução, bem como sermos instrumentos na tarefa de comunicação com a espiritualidade. Ao exercitarmos a mediunidade com o mais profundo desinteresse, de coração aberto e muito amor, estaremos praticando a caridade e esta prática como sabemos apaga a multidão dos erros cometidos em vidas pregressas.
Contudo nem todas as pessoas têm acesso a este tipo de informação pelos mais diversos motivos, seja por professar outro tipo de filosofia religiosa, medo, preconceito, desinteresse, etc. Daí encontrarmos muitas delas internadas em hospitais psiquiátricos. Vários destes pacientes apresentam um grau elevado de mediunidade, que não foi tratada como deveria.
A Doutrina dos Espíritos esclarece que devido a uma capacidade mediúnica desequilibrada o médium poderá sofrer a influência de espíritos obsessores, sendo estes desafetos do passado, e a falta de atenção aos assuntos espirituais pode levar a pessoa a um desequilíbrio mental, mas não que a mediunidade em si seja patológica. Salienta-se, ainda, que nem todo distúrbio mental tem sua origem em uma mediunidade desequilibrada, muitos pacientes já possuem, por causa genética a probabilidade de desenvolver algum tipo de transtorno mental.
Em o Livro dos Médiuns, Cap 18, item 221. 1. verifica-se o seguinte questionamento: “A faculdade mediúnica é indício de algum estado patológico ou simplesmente anormal?” E a resposta é: “Às vezes anormal, mas não patológico. Há médiuns de saúde vigorosa. Os doentes o são por outros motivos”. Mais adiante no item 5. “A mediunidade poderia produzir a loucura?” A resposta segue no mesmo raciocínio: “Não produziria mais do que qualquer outra coisa, quando a fraqueza do cérebro não oferecer predisposição para isso. A mediunidade não produzirá a loucura, se esta já não existir em germe. Mas se o seu princípio já existe, o que facilmente se conhece pelas condições psíquicas e mentais da pessoa, o bom senso nos diz que devemos ter todos os cuidados necessários, pois nesse caso qualquer abalo será prejudicial”.
O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - Quarta Edição (DSM-IV™) publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, é uma classificação categórica que divide os transtornos mentais em tipos, baseados em grupos de critérios com características definidas. O DSM-IV™ serve para facilitar o diagnóstico, o tratamento e as análises estatísticas dos transtornos mentais. Neste manual encontramos referências sobre a possessão por espíritos (Casos clínicos DSM4). O Tratado de Psiquiatria de Kaplan e Sadock, da Universidade de Nova York, também se refere à mediunidade no capítulo sobre Teorias da Personalidade. Outro referencial é Código Internacional de Doenças (CID-10), (F44.3), que reconhece os estados de transe e possessão por espíritos.
Sabe-se que as 50 maiores faculdades de Medicina dos EUA possuem em sua grade curricular de graduação e pós-graduação a disciplina Medicina e Espiritualidade, que a Organização Mundial de Saúde coloca em seu protocolo de Qualidade de Vida o sistema espiritual. Resta-nos perguntar se os profissionais da medicina que tratam dos transtornos mentais estão preparados para lidar com estas situações.

Ao reportarmos ao título deste texto, inferimos que a mediunidade está totalmente desvinculada de qualquer patologia. Cabe lembrar que a mediunidade é concedida àquele que aceitou vir com esta predisposição orgânica. A pessoa foi preparada, antes de reencarnar, para cumprir com sua tarefa. Contudo, ao reencarnarmos esquecemos dos muitos compromissos assumidos.
Aquele que apresenta em maior ou menor grau qualquer tipo de manifestação mediúnica, convém buscar o conhecimento teórico/prático de como lidar com esta situação, lembrando sempre que o conhecimento de si mesmo deve ser o primeiro e o trabalho interior em dominar suas más tendências sua meta principal. Agindo desta maneira estará praticando a mediunidade com Jesus e assim terá a proteção dos bem-feitores espirituais.


Referências bibliográficas:
- O Livro dos Espíritos
- O Livro dos Médiuns
- Desafios da mediunidade – Pelo espírito Camilo – Psic Raul Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário