sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FAMÍLIA




Joilson José Gonçalves Mendes

O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “servo”. Demonstrando, assim, que em família devemos servir uns aos outros. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas.
Verifica-se nas mais diversas culturas que a família sempre foi bem representada e exerce forte influência na sociedade.
No Egito Antigo encontramos as figuras de Isis, Osíris e Horus
Na era cristã verificamos Maria, José e Jesus
Que também é chamada de “A sagrada família”.
Percebemos a bondade e a sabedoria do Criador em sempre enviar seres divinos para alertar a humanidade sobre a importância da família para a sociedade.
Nos bancos escolares aprendemos que a família é a célula mater da sociedade, o elemento fundamental para que possamos viver em harmonia e progredirmos. Infelizmente nota-se que muitas destas células estão enfermas.
A Doutrina Espírita a considera como instrumento do “progresso na marcha da humanidade” e sua abolição traria sérias conseqüências como uma recrudescência do egoísmo” e “uma regressão à vida dos animais”. Como bem explicado nas questões 695, 696 e 775 de O Livro dos Espíritos.
É no ambiente familiar que aprendemos sobre:
- O respeito as autoridades personificado na figura dos pais, mais especificamente na figura paterna como dizem os especialistas.
- Em família aprendemos sobre o amor – a exemplo de um jogo de xadrez, quando a Rainha é sacrificada em favor do todo, muitas vezes a mãe deixa de suprir as próprias necessidades, não se importando consigo mesma em benefício de um filho, num constante processo de doação e amor. Quão poucos conseguem perceber esta atitude tão nobre e digna de uma verdadeira Rainha.
- É na família que aprendemos o respeito ao próximo na convivência com os irmãos. Compreendendo quais são os nossos limites.
- Aprendemos sobre o respeito aos mais velhos, na figura dos nossos queridos avós que, muitas vezes cansados pelas tribulações da vida, mas com a sabedoria adquirida, sempre tem uma palavra consoladora trazendo o alento ao nosso coração.
- Aprendemos, ainda, sobre não sermos egoístas, uma vez que devemos compartilhar o que possuímos com todos os membros desta célula.
- É ali que se exercita a cooperação. Afinal, como a família é uma comunidade, há necessidade de ajuda mútua.
- É na família que se aprende a transformar o fel das dificuldades, as amarguras das incompreensões no doce néctar das atenções, do entendimento e da compaixão.
- Se por um lado encontramos no ambiente familiar alguns desafetos nos oferecendo a oportunidade de estabelecer a simpatia, os afetos são os sustentáculos em todos os momentos.
- Quando a família enfrenta as dificuldades com união, cresce e supera problemas considerados insolúveis.
Certa vez Jesus estava no meio da multidão ensinando a sua doutrina de amor, quando lhe informaram que sua mãe e seus irmãos o chamavam, o que ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, olhando para os que estavam assentados ao seu derredor, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Ensinando naquele momento, que a família transcende os laços consangüíneos.

FONTES
O evangelho segundo o espiritismo
O livro dos espíritos
Momento espírita - Em 13.08.2008.
Momento espírita - Em 10.08.2009.
Momento espírita - Em 21.07.2010.

3 comentários:

  1. Me ajudou muito a leitura para construir a minha apresentação sobre o tema FAMILIA CÉLULA SOCIAL, no encontro com as mães no trabalho de evangelização infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgete, fico feliz em saber que este texto cumpriu seu objetivo. Abraço. Muita Paz.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário