sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

COMPROMISSO MEDIÚNICO


Joilson José Gonçalves Mendes

“Toda pessoa que sente, em um grau qualquer, a influência dos Espíritos, por isso mesmo, é médium.” (O Livros dos Médiuns - Segunda PArte - Cap. XIV)

A citação acima nos conduz ao raciocínio de que todos possuímos a capacidade mediúnica, contudo, nem todos somos médiuns ostensivos; aqueles que servem de ponte entre o plano material e o plano espiritual. Este texto pretende tratar apenas daqueles que possuem a mediunidade de forma ostensiva, mais especificamente do compromisso assumido antes de sua reencarnação, com esta tarefa sublime que engrandece a alma.
Sabe-se que a maioria dos médiuns ostensivos são espíritos com grandes débitos diante da lei divina. Pessoas que em existências passadas, desviaram-se do caminho do bem prejudicando aqueles com quem conviveram. Cometeram atos cruéis e que após um período de tempo, se conscientizaram e se arrependeram.
Sobre os médiuns assim se expressa André Luiz: “...Quase sempre, são Espíritos que tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligência, e que regressam ao orbe terráqueo para se sacrificarem em favor do grande número de almas que desviaram das sendas luminosas...da fé, da caridade e da virtude.
São almas arrependidas que procuram arrebanhar todas as felicidades que perderam, reorganizando, com sacrifícios, tudo quanto esfacelaram nos seus instantes de criminosas arbitrariedades e de condenável insânia.”
Contudo, Deus em sua infinita bondade, concede nova oportunidade para todos aqueles que apresentam o arrependimento sincero. Por meio dos emissários do bem oportuniza a chance de resgatarmos nossas dívidas, mas como demoraríamos muito para realizar tal tarefa dá-nos a benção da mediunidade, uma alavanca que nos impulsiona novamente no caminho reto com o trabalho de auxílio ao próximo.
A tarefa não é fácil assim o sabemos, exige sacrifício, desprendimento, compreensão, compaixão e muito amor para com nossos semelhantes. Muitas vezes somos criticados pelos familiares, parentes e amigos. Mas onde estaria nosso mérito após tantos erros cometidos?
A espiritualidade nos informa que antes de reencarnarmos passamos por um período de treinamento, para que possamos exercer a tarefa mediúnica com mais segurança. Reencarnados, cabe a nós aproveitarmos os estudos para relembrarmos do compromisso assumido anteriormente. Lembre-se, mediunidade não trabalhada é compromisso adiado que, mais cedo ou mais tarde, será cobrado.
Trabalhe e segue meu irmão, minha irmã, lembre sempre dos ensinamentos de amor transmitidos por aqueles que nos acompanham do plano invisível. Dedique poucos minutos de seu dia ao estudo da mediunidade para que não caia nas armadilhas daqueles que não querem nosso progresso.
Estuda-te! Observa cada pensamento e sentimento que lhe vai ao íntimo, questione-se, trabalhe interiormente, cresça espiritualmente. Espelha-te no Cristo Jesus que muito sofreu, mas não deixou de trabalhar na seara do Pai.
Bezerra de Menezes, grande ícone da Doutrina libertadora dos espíritos, por intermédio de Chico Xavier, nos esclarece dizendo que: A mediunidade é um madeiro de espinhos dilacerantes, mas com o avanço da subida, calvárío acima, os acúleos se transformam em flores e os braços da cruz se transformam em asas de luz para a alma livre na imortalidade”.

3 comentários:

  1. "mediunidade de forma ostensiva", essa é a expressão que eu procurava na aula passada! conhecimento é tudo! obrigada Joilson por COMPARTILHAR!

    ResponderExcluir
  2. OK!! Isso me faz lembrar daquele número defendido pelos Testemunhas de Jeová que 144 mil são os eleitos e o RESTO DA HUMANIDADE está condenada a queimar nos quintos dos infernos. Mediunidade como compromisso seria excluir das Leis Espíritas todo o resto do mundo que não trabalha a chamada mediunidade conforme a "Doutrina Espírita".

    Parece-me mais aceitável que mediunidade é algo extremamente natural.
    Que a comunicação entre os espíritos encarnados e os desencarnados é também natural mas que a humanidade inteira ainda não alcançou a percepção necessária e, por isso, tanta gente se preocupa em provar

    que espíritos existem,
    que a morte é apenas um momento da existência,
    que o corpo físico é uma oportunidade de purificação através das dificuldades que impõe ao espírito e tantas coisas mais que a Doutrina CODIFICADA por Alan Kardek institui.

    Acho ótimo que tenhamos a oportunidade de aprender muitos temas que as religiões impõe como dogmas, mistérios ( algo misterioso é algo que se desconhece. Apenas isso!).

    Entretanto, tudo isso se mantem na obscuridade por conta dos processos egocêntricos e a mediunidade, por muitos encarada como uma coisa especialíssima e dádiva de alguns escolhidos é uma habilidade natural e que sempre existiu por que existem outros mundos, mas neste aqui, estamos todos juntos na mesma jornada: encarnados, desencarnados, enfim, energia que somos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josevita, obrigado por compartilhar a tua opinião. Muita paz.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário