sexta-feira, 17 de junho de 2011

Família e Espiritismo




 Por - Gilberto L. Tomasi

Desnecessário é, justificar a insistência do tema família/espiritismo, pois é um assunto brindado com várias obras e capítulos dentro da literatura espírita.
Emanuel (Seara do Médiuns – pag. 20) afirma, que a Doutrina Espírita  é a universidade da redenção, e como tal , as casas espíritas devem, atuar como escola eficaz no atendimento à família.
Deolindo Amorim (Recordando Deolindo), enfatiza: A casa espírita é uma escola onde se aprende a curar as feridas da alma pelo conhecimento e pelo exercício constante da reforma íntima.
As casas espíritas, em síntese, contam com um projeto pedagógico de atendimento (grupos de estudos, evangelização, atendimento fraterno, etc..) e isso é fundamental como um agente de educação.
A família tem uma função educadora e regeneradora muito grande no processo da edificação moral do homem, lembrando as palavra de Emanuel : A melhor escola ainda é o Lar. Daí, a importância da educação com base na Doutrina dos Espíritos, contribuindo assim, para a formação do caráter e da personalidade das crianças, tendo com o objetivo o homem de amanhã.
Ainda, segundo Emanuel, a família, é de todas as associações existentes na terra, com excessão da humanidade, a mais importante em sua função educadora e regenerativa.
É importante, que a família tenha uma estrutura bem organizada em termos materiais. No entanto, o espiritismo mostra a necessidade de uma estrutura espiritual apegada em bases evangélicas, para que o ambiente do lar esteja sempre harmonizado e equilibrado, permitindo assim, que cada um dos seus componentes possam refazer em caráter permanente as suas energias espirituais.
Mas, para que a família crie estruturas sólidas e firmes , sabe-se, que não basta apenas o trabalho no campo da evangelização, é necessário também que exista uma relação mais profunda e harmoniosa entre os pais, ou seja, entre o casal, homem e mulher, que é a base do lar.
  O casal, é uma agremiação na qual dois espíritos se conjugam, atendendo os vínculos de afeto, garantindo os alicerces firmes da civilização. É, através dessa união, que funciona o princípio da reencarnação, baseado nas leis divinas, e que possibilita o trabalho executivo dos mais elevados programas de ação do mundo espiritual.
Importante notar, o respeito que deve existir na individualidade e no livre-arbítrio de cada componente do grupo familiar, haja vista, que todos são espíritos em eterna evolução, com experiências e exposições em diferentes encarnações, e portanto, sofrendo as conseqüências e os impactos das existências passadas. E, essas conseqüências e impactos, acabam por se tornar em significativas e promotoras possibilidades da estabilidade ou instabilidade da família e de seus membros.
 O casal, homem e mulher, se harmoniza com a sua estrutura espiritual, com seus acertos e erros, através de encarnações sucessivas, se harmoniza pelo seu nível sócio-econômico, educacional e psicológico, e acima de tudo, se harmoniza pela individualidade de cada um, ou seja, pelos traços de personalidade, Inteligência geral, aptidões, interesses, valores, etc.
Vinícius (espírito) fala da importância do casal aprender a se auto educarem  moralmente, se constituindo de exemplos vivos de fraternidade autêntica dentro e fora do lar, e transmitir o fruto dessa educação e vivência para aqueles que formam o universo familiar, os filhos.
A família espírita, que tem conhecimento doutrinário, sabe que são espíritos imortais, milenares, conhece os princípios da reencarnação, a evolução intelecto-moral dentro de um grupo, no entanto, independentemente dos conhecimentos doutrinários que a família possua, não as coloca isentas aos problemas e necessidades iguais a das famílias não espíritas, muito embora muitos conseguem aliviar os seus problemas em função dos conhecimentos adquiridos no espiritismo .
No entanto, a grande maioria, mesmo tendo esses conhecimentos, não conseguem vencer as tendências, os vícios, os erros e os desacertos familiares, ocasionando novos problemas e assumindo novos compromissos para o futuro.
Hermínio de Miranda, afirma que a família é o instrumento de redenção individual. Acontece porém, que não se pode exigir de nós mesmos o equilíbrio que ainda não possuímos com relação aos problemas familiares.
E, não possuindo equilíbrio, o casal acaba desestruturado espiritualmente (obsessão) e psicologicamente (realidades vividas) e, logo não poderá desempenhar o seu papel de orientador, evangelizador e responsável pelo grupo familiar
O Importante, é a busca permanente das soluções dos pontos de convergência, alcançar o necessário para resolver as divergências  com respeito e tolerância, entendendo os mecanismos das leis de afinidade e causa e efeito.
Nesta busca do fortalecimento das pontos comuns a família irá lentamente reforçando o equilíbrio no lar. O amor entre o casal, pais e filhos representa caminharem juntos, sem receios, mesmo nos momentos mais difíceis que porventura tenham que passar.
O desejo da formação da família, dentro de uma união permanente, que proporcione um relacionamento que venha a satisfazer suas necessidades emotivas e intelectuais, é algo natural e espontâneo no espírito. Isto porque, todo ser, busca alguém para compartilhar de suas necessidades e aspirações em sua caminhada evolutiva. Assim, podemos dizer que o espírito traz consigo uma vocação para a união, que é o primeiro passo para dar a formação da família.
 Inicialmente essa vocação é impulsionada pelo desejo sexual, primitivamente mais voltado á procriação, e depois, pela necessidade que o espírito tem de se associar á alguém nas suas realizações.  Assim, o homem e a mulher buscam um companheiro para as suas necessidades, para o aprimoramento espiritual de ambos, fortalecendo os laços familiares.
Sendo um animal social, geralmente monogâmico, o homem, na sua totalidade, somente se realiza quando divide necessidades na conjuntura do lar. Assim, a família não deve vivenciar o exercício do egoísmo, da compensação emocional restrita, onde um suga o alimento emotivo do outro. Isso não pode considerado família.
O Livro dos Espíritos nas questão 701, os espíritos nos falam que o  casamento, e consequentemente a família, segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeição dos seres que se unem, marido,mulher e filhos.
Paulo acrescenta que  se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a sua fé, e é pior do que o infiel.
O espiritismo contribui na reforma das bases do pensamento humano mostrando ao homem novas esperanças na solução dos problemas de relacionamento entre as pessoas. E, é no esforço comum entre marido e mulher, pais e filhos esclarecidos sob a luz do Evangelho que a família pode resgatar o seu passado, conquistando no presente, haveres par ao futuro.
O Irmão X (espírito) afirma: O instituto da família é o cadinho sublime de purificação e o esquecimento dessa verdade custa-nos alto preço na vida espiritual.
Em muitos casos, a família passa a ter a presença, dentro do lar, de pessoas ou familiares que se constituem nas “ Heranças Familiares“. São situações que devem ser analisadas pelo casal, valorizando não somente o aspecto financeiro do lar, mas também a ligação espiritual do fato como uma oportunidade de trabalho para uns e aprendizado para outros.
No Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec nos fala da parentela espiritual, onde demonstra as possibilidades de termos numa mesma família espíritos que sejam estranhos uns par aos outros a fim de lhes servir de prova.
Todo comportamento humano pode ser examinado pelo binômio:  Essência/ Aparência.  Na família o relacionamento real e o que transparece, os quais nem sempre coincidem.
Casais e famílias, pais e filhos aparentemente integrados e felizes podem estar desenvolvendo conflitos enormes, desajustados, homéricos. Outros que deixam transparecer suas divergências, talvez possuam um relacionamento profundo com ligações bastante sólidas.
  A impressão que se causa ( e não a que se quer causar) aos outros tem que ser real. Todo fingimento  é desonesto, manter aparências, demonstrar gentilezas, não divergir em público pode até ser de bom tom social, mas é atitude que seria classificada como desonesta.
Divergências maiores, como brigas familiares devem ser evitadas perante os outros, mas o relacionamento deve ser o mais transparente possível, até mesmo por uma questão de coerência.
  O termômetro da relação familiar, da harmonia, é o carinho. Quando ele termina ou não existe nas conversas, no toque, no relacionamento geral, há com certeza um aviso de rompimento parcial ou total de convivência.
  E, o que faz com que o carinho diminua ou desapareça? É o mando, a autoridade, o exclusivismo, a superioridade, a desilusão, o adultério e o comportamento psicótico e o desprezo uni ou bi-lateral.
Existem também, influências espirituais de terceiros e dos próprios espíritos em convívio, na estabilidade da família, cujo passado espiritual é sempre muito complexo.  Quando essa influência é de terceiros, sejam entidades amigas ou inimigas sobre a família, quando ela é benéfica, tudo bem, pois existem espíritos simpáticos que se aproximam dos lares, com a intenção de manter ou proporcionar o equilíbrio no relacionamento interpessoal.
No entanto, quando a influenciação é maléfica, pode causar desequilíbrios maiores  quanto maior for o grau de aceitação do sugestionamento espiritual. Em ambos os casos, essa influência não recai apenas sobre o casal, mas em todos os familiares, determinando assim o clima ou psicosfera de todo o lar.
O passado espiritual dos envolvidos, na  ótica da reencarnação, corresponde uma influência realmente muito importante na união de hoje. Logo, o casamento ou a união e consequentemente os filhos, em determinadas ocasiões não configura mero encontro ou mera ligação, mas faz parte de um processo antigo de acúmulo de experiências dos espíritos, em busca de maturação espiritual.
Portanto, a chamada afinidade, a compatibilidade de gênios, a compreensão mútua, podem ser aquisições antigas que são reafirmadas no presente. Por outro lado, o reajuste do passado que se faz necessário, juntamente com inúmeras manifestações do presente, com certeza irão se constituir em nova aquisição de acertos. Essa confirmação é feita por Emanuel (Vida e Sexo): Nós, não,podemos perder de vista a função educadora e regenerativa da família, pois que ela é formada por espíritos diversos, que se reencontram seguidamente, por afetos e desafetos, amigos e inimigos, para os devidos ajustes e reajustes que são indispensáveis ante as leis do destino.
 Estudos realizados nos Estados Unidos e Inglaterra, mostram que os casais, a família, têm um interesse muito maior na comunicação e no diálogo, do que viver um amor romântico. Isso significa que o companheirismo, a solidariedade, os interesses e  participação nas atividades uns dos outros deveriam ser uma constante na família.
Concluindo, podería-se listar sete fatores para o bom relacionamento familiar:
1 – Intensa capacidade de afeto, envolvida por grande consideração pelo outro.
2 – Maturidade emocional.
3 – Habilidade em se comunicar.
4 – Disposição constante de se alegra com o outro e participar de acontecimentos com ele.
5 – Habilidade em lidar com tensões e diferenças, de forma sempre construtiva.
6 – Disposição e bom humor.
         7 – Conhecimento e aceitação dos limites ou outro.

4 comentários:

  1. Texto muito interessante com boas reflexões!

    ResponderExcluir
  2. Tens as refrerencias irmão? Gostaria de poder ter acesso as obras que citaste. Agrdeço desde já att!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita, farei contato com o autor do artigo e caso ele tenha as referências, publicarei aqui. Muita Paz. Joilson

      Excluir
    2. Olá Anita, está aí o referencial do artigo. Paz e Luz - Joilson

      Seara dos Médiuns(Emanuel), Recordando Deolindo(Deolindo Amorim) LE, ESE.],
      Obras do Irmão X, tem também:
      A vida em família(Rodolfo Callegaris),
      E a vida como vai?(Paulo Sérgio R V Rodrigues)
      Além de pesquisas na internet.
      Fraterno abraço. Gilberto Tomasi

      Excluir

Deixe aqui seu comentário