sábado, 19 de março de 2011

Pobres de espírito




Por - Gilberto L. Tomasi


No ponto de vista psicológico, pobre é sempre aquele que se considera um devedor.
No Sermão da Montanha, o Mestre Jesus afirmou: Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o reino dos céus.
Ainda hoje muito se fala sobre tal ensinamento,pois, gera grande interesse  naqueles que conhecem  os ensinamentos de Jesus.  No entanto, tal ensinamento, como tantos outros preferidos pelo Mestre, ainda é  incompreendido pelos homens. O que, afinal, Jesus pretendia dizer?  Jesus nos fala que Deus quer Espíritos ricos de amor e pobres de orgulho.
Os Espíritos ricos são aqueles que acumulam os tesouros que não se confundem com as riquezas da Terra.  Seus bens não são jamais corroídos pelo tempo, tampouco podem ser levados pelos ladrões.
Os pobres de Espírito são os que não têm orgulho. São os humildes, que não se envaidecem pelo que sabem, e que nunca exibem o que têm.  A modéstia é o seu distintivo, porque os verdadeiros sábios são aqueles que têm idéia dr que nada sabem. Por isso, a humildade é considerada requisito indispensável para alcançar-se o reino dos céus.
Sem a humildade nenhuma virtude se mantém.  A humildade é o propulsor de todas as grandes ações, em todas as esferas de atuação do homem. Os humildes são simples no falar, são sinceros e francos no agir, não fazem ostentação de saber, nem se julgam santos.
A humildade, tolerante em sua singeleza, compadece-se daqueles que  pretendem afrontá-la com o seu orgulho. Cala-se diante de palavras loucas, suporta a injustiça. Vibra com a verdade.  A humildade respeita o homem não pelos seus haveres, mas por suas reais virtudes.   A pobreza de paixões e de vícios é a que deve amparar o espírito  que busca sinceramente a perfeição.
Foi esta a pobreza que Jesus proclamou: a pobreza de sentimentos baixos,representada pelo desapego às glórias efêmeras, ao egoísmo e ao orgulho.  Há muitos pobres de bens terrenos que se julgam dignos do reino dos céus, mas que, no entanto, têm a alma endurecida e orgulhosa.  Repudiam a Jesus e se fecham nos redutos de uma fé que obscurece seus entendimentos e os afasta da verdade.
Não é a ignorância nem tampouco a miséria que garantem aos seres a felicidade prometida por Jesus.  O que nos encaminha para tal destino são os atos nobres, embasados na caridade e no amor incondicional.  Precisamos, também, adquirir conhecimentos que nos permitam alargar o plano da vida, em busca de horizontes mais vastos.
Pobres de Espírito são os simples e nobres, não os orgulhosos e trapaceiros. Pobres de Espírito são os bons, que sabem amar a Deus e ao próximo, tanto quanto amam a si próprios.  São aqueles que observam e vivem as Leis de Deus. Estudam com humildade, reconhecem o quanto ainda não sabem. Imploram a Deus o amparo indispensável às suas almas. Era a respeito desses homens que o Mestre Jesus, em suas bem-aventurança , estava se referindo.  Muitos são os que confundem humildade com servilismo.
Ser humilde não significa aceitar desmandos e compactuar com equívocos.
Ser humilde é reconhecer as próprias limitações, buscando vencê-las, sem alarde, nem fantasias. É buscar, incansavelmente, a verdade e o progresso pessoal, nas trilhas dos exemplos nobes e dignos. Os pobres de espírito acreditam que tudo é doação. As coisas, as amizades, o emprego, o ser atendido em último lugar, receber uma esmola, uma ajuda. Em tudo vê a graça de Deus. Sente-se sempre devedor da vida.
Logo, é errado dizer: “Coitado é um pobre de espírito”
Porque  ser pobre de espírito não é ser ignorante e pobre de caráter, pelo contrário. Kardec no Evangelho sobre o Espíritismo nos diz: Pobre de espirito é aquele que é verdadeiramente humilde.
Conteúdo de palestra apresentada no Centro Espírita Caminho do Evangelho – São José Pinhais-PR - em 15/03/2011.

4 comentários:

  1. parabéns pelo excelente contúdo desta brilhante explicação, e orientação espiritual. Só tenho de agradecer com muito amor e carinho. Amanhã domingo estarei ensinnnnando na congregação este belissimo conceito. Mas uma vez sou muitissimo grato a Deus e ao irmão abraços Pastor Onofre de Piabetá Magé RJ

    ResponderExcluir
  2. Pastor Onofre, saudações!
    Agradeço as suas palavras que são motivo de incentivo para mim. A missão da Doutrina Espírita, entre outras, é união da humanidade através do amor, do perdão e da humildade.
    Fraterno abraço
    Gilberto Tomasi

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo muito bom,claro,simples e, esclarecedora respeito do tema.
    Obrigada, por todo conteúdo. Na próxima Semana estarei falando sobre este tema do Evangelho, e tudo que li aqui ajudou muito para complementar o que ja estava preparando.
    - São Paulo/SP

    ResponderExcluir


  4. Prezada Anasthazzia.

    Agradecemos a visita ao blog.

    Lembrando as palavras de Emmanuel à Chico Xavier: “a maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua própria divulgação"

    Ficamos felizes em saber que o artigo será usado em sua palestra. Que os bons espíritos lhe iluminem ao enfatizar a necessidade de sermos pobres de espírito, conforme nos ensinou o Mestre.

    Muita paz.
    Gilberto L. Tomasi

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário