terça-feira, 16 de agosto de 2011

Autodespertamento



Por - Gilberto L. Tomasi

No livro o Problema do Ser, do Destino e da Dor, obra  clássica da literatura espírita, Leon Denis faz uma abordagem profunda sobre a questão da poderosa rede de forças energéticas ocultas na criatura.
Evidentemente inspirado, Leon Denis, que foi um desbravador do espiritismo afirma, que as causas das verdadeiras necessidades do espírito não se encontram em locais pré-determinados no espaço sideral, mas sim, nas profundezas da alma humana, devidamente ensinadas pelas doutrinas religiosas e em particular pelo próprio mestre quando afirmou: O reino dos céus está dentro de vós.
É, portanto, na vida íntima de cada um (espírito), onde se encontram essas forças que brotam por intermédio das suas faculdades e virtudes, portadoras de valores que vão projetar as necessidades do espírito e a sua evolução por completo.
Para alcançar esse patamar, ir em busca desses valores necessários à evolução do espírito, é imprescindível o exercício do recolhimento íntimo. É preciso disciplinar a força de vontade que está localizada nas zonas mais profundas do espírito.
E, em decorrência desses hábitos e da força de vontade, que são adquiridos pela auto-educação, ocorre o despertamento da consciência para as superiores realidades da vida.
A introspecção, esse olhar para dentro de nós mesmo, nos possibilita, além do autoconhecimento, a lapidação das arestas imperfeitas do próprio caráter, com o aparecimento gradual da humildade - outra necessidade do espírito -  o senso de justiça , amor e caridade.
A força de vontade exerce uma influência fundamental para que o ser humano possa dominar-se, vencer as dificuldades e solucionar problemas mais intrincados. A vontade é uma força tão poderosa que pode atuar com intensidade suficiente sobre o envoltório fluídico do espírito, ativando as suas vibrações e, apropriando gradualmente o espírito para as suas sensações e emoções cada vez mais elevadas.
Sob o efeito da vontade surgem outras necessidades do espírito, como a paciência, a perseverança e a autoconfiança que são forças preservadoras das causas de desassossego e de perturbação interna e externa. A vontade educada através do exercício persistente, pode levar o espírito a conseguir resultados prodigiosos no campo mental, com reflexos imediatos na  conduta moral do homem.
Como diz o ditado popular “querer é poder”, o espírito, conhecendo os seus próprios recursos latentes, descobre o crescimento das suas forças, dirigindo os seus esforços, afim de superar as próprias fraquezas  sejam elas físicas e morais, despertando a consciência para iniciar a verticalização gradual da própria espiritualização.
Já, Joana D’Angelis no livro vida desafios e soluções, diz, que a fase inicial da vida, sob qualquer aspecto considerado, é a do sono. Por isso mesmo, conforme bem sintetizou Leon Denis, o psiquismo “ dorme no mineral, sonha no vegetal, sente no animal e pensa no homem.” Portanto, é na fase hominal que o espírito prossegue com intensa capacidade  da intuição no anjo, adquirindo novas experiências sem cessar, infinitamente.
Todo ser está fadado à perfeita sintonia com a consciência cósmica, que nele dorme, aguardando os fatores que lhe propiciem o desenvolvimento, o contínuo despertar para a evolução.
Despertar é uma necessidade do espírito, e segundo Joana D’Angelis, despertar é  indispensável, abandonando a letargia que procede de faixas por onde transitamos, libertando o espírito do marasmo, em forma de sono da consciência para as suas realidades atuais. Essa libertação do espírito vai fazer com que ele se liberte das suas paixões remanescentes que ainda lhe envia mensagens pessimistas e perturbadoras.
O espírito necessita se conscientizar do que é, do que necessita fazer, de como conseguir o êxito, pois isso constitui para o ser, o chamamento urgente, como contribuição valiosa para o empenho na inadiável tarefa da revolução  íntima transformadora.
Geralmente encontramos no comportamento do homem as referências ao dormir, estar dormindo, adormecido. Isso caracteriza os estados de existências  vivenciadas. E, de fato, a maioria está adormecida para as próprias realidades, para os desafios da evolução, para as conquistas, enfim, que são  necessidades do espírito.
Porém, o espírito desconhecendo ou esquecendo essas realidades se apaixona por interesses mesquinhos, vive fascinado pelo doentio narcisismo, prefere permanecer em estado de consciência de sono, do que experimentar o despertamento para a lucidez, para os compromissos em relação a vida e ao crescimento interior. Isso, ainda, se apresenta ao espírito como um verdadeiro parto e, segundo Joana D’Angelis, despertar para a realidade nova da vida é como experimentar um parto interior, profundo, libertador, dolorido e feliz.
O espírito necessita da renovação social, da vida social como um imperativo, uma vez que ela decorre da lei natural. (O Livros dos Espíritos, questão 766). O espírito necessita do entendimento que o progresso individual e coletivo se faz pela vida de relação dos seres humanos entre si, pois, sendo o homem um ser gregário por natureza, vem criando desde que se encontra na terra, as múltiplas formas de sociedades para atendimento de suas necessidades.
Logo, é ele, o espírito encarnado, ou seja, o homem, o responsável pela organização social, que reflete os defeitos de seus componentes: ou seja, egoísmo, orgulho, vaidade, ambição e outros tantos sentimentos mais baixos.
O espírito necessita do entendimento, que desde os tempos primitivos, a humanidade se transforma contínua e lentamente. Diversos tipos de sociedades humanas acompanham o progresso material e moral das sucessivas gerações.
A influência que o espiritismo exercerá sobre as sociedades humanas é perfeitamente previsível, em função de sua filosofia, da realidade da vida que põe à mostra as verdades que revela, substituindo crenças, fé cega e cultos exteriores pela fé raciocinada, que é outra necessidade do espírito.

Referências bibliográficas:
- O Problema do Ser, do Destino e da Dor (Leon Dennis)
- Vida Desafios e Soluções (Joana D’Angelis)


Um comentário:

  1. Foi bom conhecer este blog. Voltarei mais vezes.

    Abraço,
    Regis Mesquita
    Blog Nascer Várias Vezes
    http://nascervariasvezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário