domingo, 10 de julho de 2011

Doenças e doentes



Por - Gilberto L. Tomasi

As ciências médicas hoje já entendem que a causa de grande parte das doenças está no próprio doente, em suas atitudes perante a vida. São as chamadas doenças psicossomáticas .
Por isso cabe ao próprio doente um esforço maior para poder curar-se. Em qualquer situação de enfermidade o papel mais importante no tratamento é o do próprio paciente, das suas posturas interiores.
É importante salientar que as doenças não são castigo de Deus. Ele é um pai justo que ensina, educa seus filhos com amor, ensinado-os a agirem e se conduzirem pelas leis da fraternidade e do respeito porque essa é receita para os seres humanos conviverem bem uns com os outros e serem felizes.
Devemos procurar as causas das enfermidades em outras fontes, e elas, certamente, estão em nós mesmos.
Miramez (espírito) explica que os maus pensamentos são um lixo que, por lei, dever ficar com quem os produziu.
Todos nós produzimos, em maior ou menor proporção, esse lixo mental e emocional, poluente da alma, através de pensamentos, sentimentos e atitudes anti-fraternas, depressivas ou viciosas, tais como a inveja, o ódio, rancor, o azedume, a revolta. Assim como  também a luxúria, o egoísmo, a ganância, a violência e tantos outros valores negativos os quais nem sempre percebemos.
Quando isso acontece, nossa própria natureza se encarrega de expulsar parte desse lixo para que não nos sufoque e, essa carga mórbida, ao ser drenada para o corpo carnal se materializa nele em forma de doenças, ou de predisposições para determinadas enfermidades.
Se é assim, por qual razão não adoecem tantos seres perversos, imorais, gananciosos, que estão conosco no cotidiano? Quanto mais atrasado o espírito, mais grosseiro e denso é seu corpo espiritual. Por isso ele pode conviver tranquilamente com o próprio lixo. Mas conforme vai evoluindo espiritualmente, através de reencarnações bem aproveitadas, também mais delicado e sensível vai ficando esse corpo, e maior e mas premente também se torna a necessidade dessa drenagem.
 Existem também pessoas com excelente nível espiritual que geram esse lixo mental e também adoecem. Muitas enfermidades produzidas por estado de espírito negativos são geradas nesta mesma vida, mas há também as que procedem de vidas anteriores.
Existem pessoas que são verdadeiras indústrias de mau humor, vivem se lamentando, reclamam de tudo,outras cultivam emoções e sentimentos negativos como a inveja, ciúme, rancor etc..
Esse tipo de atitudes ou procedimento gera uma energia pesada que fica circulando no sistema energético, provocando bloqueios, produzindo males de maior ou menor gravidade.
Mas nem sempre toda essa carga energética pesada é drenada nesta mesma vida, e esse lixo mental permanece nas profundezas do ser, para vir à tona em futuras encarnações.
Existem muitas narrativas de espíritos contando como algum companheiro, ao programar sua futura encarnação inclui nela alguma enfermidade ou limitação. Isto, visando evitar maiores quedas espirituais, em sua futura  jornada.

Conteúdo de palestra apresntada na Casa Espírita Caminho do Evangelho - SJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário