| 01/04/1858 | Surge o jornal “A Caridade”, na cidade de Ouro Preto. |
| 01/04/1858 | Fundação da Sociedade Espírita de Paris, tendo como fundadores Allan Kardec e outros colaboradores. |
| 02/04/1869 | Sepultamento, no cemitério de Montmartre, do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. |
| 02/04/1901 | Fundação do Centro Espírita "União Humildade e Caridade", em Juiz de Fora, MG, considerando o primeiro Centro Espírita daquela cidade. |
| 02/04/1910 | Nasce em Pedro Leopoldo, no Estado de Minas Gerais, o médium Francisco Cândido Xavier. |
| 02/04/1918 | Desencarna o Fundador do jornal “La Fraternidad”, e um dos fundadores da Confederação Espírita Argentina, o Sr. Antonio Ugarte. |
| 03/04/1947 | Desencarna em Curitiba o conferencista espírita Parigot de Souza. |
| 04/04/1919 | Desencarne de William Crookes, pesquisador espírita e membro da Academia de Ciências de Londres. Seu livro “Fatos Espíritas”, é publicado pela Federação Espírita Brasileira. |
| 04/04/1932 | Publicado o primeiro número do jornal Mundo Espírita, no Rio de Janeiro - RJ, sob direção de Henrique Andrade, jornal depois transferido para a Federação Espírita do Paraná. |
| 07/04/1926 | Apresentado no Senado dos Estados Unidos, um projeto de lei de autoria do senador James L. Whitley, dando aos médiuns o direito de exercerem livremente os seus dons mediúnicos. |
| 08/04/1888 | Nascimento de Paulo Hecker, que se tornaria mais tarde presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. |
| 10/04/1775 | Nasce na Alemanha o “Pai da Homeopatia”, Christian Friedrich Samuel Hahanemann. |
| 10/04/1885 | Desencarna Louis Alphonse Cahagnet, um dos pioneiros do Espiritismo. |
| 10/04/1901 | Desencarne de Pierre Gaétan Laymarie, redator-chefe e editor da Revista Espírita. Foi médium e discípulo de Kardec. |
| 11/04/1900 | Desencarna no Rio de Janeiro o “Médico dos Pobres”, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. |
| 12/04/1927 | Desencarna o “Filósofo da Doutrina Espírita”, o francês Leon Denis. A Federação Espírita Brasileira publica várias de suas obras, entre as quais: “Depois da Morte”; “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”; “Cristianismo e Espiritismo”; “No Invisível”; “O Porquê da Vida”; “O Grande |
| 13/04/1885 | Editado o jornal "Século XX", em Campos, RJ, órgão doutrinário da Sociedade Espírita "Concórdia". |
| 13/04/1931 | Desencarna o fundador do Instituto Metapsíquico Internacional, Jean Louis Mayer. |
| 14/04/1949 | Realizada a I Feira do Livro Espírita no Rio de Janeiro. |
| 15/04/1864 | É lançada em Paris a primeira edição do livro “Imitação do Evangelho”, de Allan Kardec. A partir da segunda edição tomou o nome definitivo de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. |
| 15/04/1905 | O médium Domingos Filgueiras é indiciado por exercício ilegal da medicina, por ocasião de uma ação da Saúde Pública, invadindo a sede da Federação Espírita Brasileira. |
| 16/04/1835 | Data do nascimento de Frederico Augusto da Silva, fundador da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. |
| 18/04/1857 | Surge a primeira edição de “O Livro dos Espíritos”. Esta data é considerada como um marco da doutrina. |
| 18/04/1957 | Surge o primeiro selo espírita do mundo, no Brasil, comemorando o centenário do aparecimento de “O Livro dos Espíritos”. |
| 18/04/1997 | Pela primeira vez é o Dia dos Espíritas, graças à lei 9471 de 27/12/1996, projeto de lei do Deputado Alberto Calvo |
| 19/04/1862 | Nasce em Portugal, Inácio Bittencourt, médium curador, que se transferiu para o Brasil, tendo destacada atuação no movimento espírita brasileiro. |
| 19/04/1979 | O médium Divaldo recebe o título de cidadão honorário de Corumbá, MS. |
| 20/04/1890 | Instalado na Federação Espírita Brasileira, por Polydoro Olavo de Santiago, o Departamento de Assistência aos Necessitados. |
| 21/04/1889 | O Dr. Bezerra de Menezes funda o Centro Espírita do Brasil, e a primeira escola de médiuns, juntamente com Augusto Elias da Silva. |
| 22/04/1904 | Desencarna Florence Cook, médium, por intermédio da qual o Espírito Katie King se materializava, dando ensejo ao cientista William Crookes estudar o fenômeno com detalhes. |
| 23/04/1923 | Desencarna a médium Anna Prado. O escritor espírita Raymundo Nogueira de Faria, no seu livro “O Trabalho dos Mortos”, editado pela FEB, detalha os fenômenos de efeitos físicos nos quais Anna Prado era o agente mediúnico. |
| 24/04/1984 | Desencarna Deolindo Amorim, escritor espírita. |
| 25/04/1882 | Desencarna o autor do livro “Provas Científicas da Sobrevivência”, Johann Karl F. Zollner. |
| 28/04/1921 | Materializa-se o Espírito Rachel Figner, em presença do pai, Frederico Figner, pela mediunidade de Anna Prado. |
| 29/04/1909 | Desencarna em Barcelona a médium Amália Domingo Soler. |
| 30/04/1856 | Transmitida a Allan Kardec a primeira revelação mediunica a respeito da missão que haveria de desempenhar. |
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Efemérides Espíritas - Abril
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Influência dos espíritos no mundo material
Por - Joilson José Gonçalves Mendes
Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em
nossos atos?
R:
Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles
que vos dirigem. (Q 459 – L.E.)
A
interrogativa do codificador da Doutrina dos Espíritos nos remete a uma série
de outras interrogativas, que nos faz refletir sobre vários aspectos da vida.
Sendo desde pequeninas coisas que fazemos no dia-a-dia, situações
profissionais, familiares, de ordem emocional, empresariais até decisões
governamentais.
Uma
vez que são eles quem nos dirigem, o incauto poderia pensar que somos
verdadeiras marionetes nas mãos de espíritos que ainda persistem em trilhar o
caminho das trevas ao da luz. Estes seres teriam o poder de fazer com que as
pessoas tomassem decisões erradas? Poderiam fazer com que alguém se jogasse de um
edifício ou na frente de um trem? Seriam eles responsáveis pelas brigas
familiares, assassinatos dentre outras atrocidades? Podem fazer com que duas
pessoas se apaixonem? Aposto que neste momento alguns leitores lembraram de ter
visto em alguma tabuleta os dizeres: “Amarração para o amor. Pagamento após o
resultado”. E neste momento corre aquele arrepio pela coluna. Bom, a resposta é
SIM e NÃO, depende.
Depende
de que? Calma leitor (a) amigo (a) respondo: Depende da sua conduta ética/moral.
E partindo do princípio de que estamos em um planeta de provas e expiações (com
X, pois espiação com S é o ato de bisbilhotar a vida alheia) é fácil de deduzirmos
como anda a NOSSA conduta moral, não é mesmo?
Como
amenizar, uma vez que, eliminar esta interferência dos espíritos em nossa vida
é quase que impossível? E o exorcismo, funciona? E o anjo da guarda, o guia
espiritual o que fazem? Onde está Deus? Como o criador pode permitir isso? O
que fazer? Calma! É por isso que chamamos a Doutrina Espírita de Doutrina
esclarecedora e libertadora, ao ESTUDAR o Livro dos Espíritos e o Evangelho
Segundo o Espiritismo você encontrará as respostas de que necessita, para ser
uma pessoa livre de crendices que enfoca o medo e aprisiona, mas vamos procurar
esclarecer alguns pontos neste texto. Antecipadamente quero dizer a você que o
universo é mental, surgiu da mente de Deus, e tudo ocorre no campo mental,
reflita.....
Para
continuarmos faz-se necessário transcrever algumas questões de o Livro dos
Espíritos que tudo ficará mais fácil.
Q.
456. Os espíritos veem tudo o que nós fazemos?
R:
Podem ver,
pois que constantemente vos rodeiam. Cada um, porém, só vê aquilo a que dá
atenção. Não se ocupam com o que lhes é indiferente.
Esta
questão nos remete a outro ensinamento que é uma lei universal, os semelhantes
se atraem. Na física aprendemos que os opostos se atraem, entretanto, existe no
universo a lei em que o semelhante atrai o semelhante, é a lei de afinidade e
por isso eles só darão atenção ao que lhes for de interesse. Assim, um jogador
atrairá espíritos que, quando encarnados, adoravam uma jogatina. Alcoólatras
atrairão espíritos que gostavam de uma bebida alcoólica e assim sucessivamente
com drogados, fumantes, sexolotras, assassinos, cientistas, pensadores,
religiosos etc.
Q.
465. Com que fim os Espíritos
imperfeitos nos induzem ao mal?
R:
Para que sofrais como eles sofrem.
Esta é fácil de
compreender. Se eu sou um infeliz, você também não será feliz. Infelizmente
existem pessoas que são assim, não suportam ver a felicidade do próximo, são
invejosas e quando deixam o corpo físico pelo fenômeno da morte, continuam
sendo a mesma pessoa, infeliz e sofredora.
Q.
467. Pode o homem eximir-se da
influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?
R:
Pode, visto que tais Espíritos só se apegam aos que, pelos seus desejos, os
chamam, ou aos que, pelos seus pensamentos, os atraem.
Ufa! Que alívio! Então eu posso
escapar destas influências? Sim, claro que pode, caso não, onde estaria a
justiça divina? Mas, leiam novamente a resposta, atentem para este detalhe: “só se apegam aos que, pelos
seus desejos, os chamam, ou
aos que, pelos seus pensamentos,
os atraem”. Por isso Jesus alertou: “Vigiai e orai”. Passe a vigiar os vossos
pensamentos e sentimentos, então terá uma ideia de qual classe de espíritos
estará atraindo. Lembre-se o universo é mental.....
Q.
468. Renunciam às suas tentativas os
Espíritos cuja influência a vontade do homem repele?
R:
Que querias que fizessem? Quando nada conseguem, abandonam o campo. Entretanto,
ficam à espreita de um momento propício, como o gato que tocaia o rato.
Sempre que você estiver
fortalecido na sua fé e na prática do bem, criará entorno de ti um campo
vibratório que neutralizará a presença de seres que lhe desejam fazer mal. Neste
ponto percebo a importância de uma leitura edificante, a prática da caridade, o
pensamento elevado, a frequencia na casa espírita ou em qualquer outro templo
religioso, pois é no templo em que temos a oportunidade de aprendermos ouvindo
palestras, conversando com pessoas que também compartilham dos mesmos ideais,
até os livros de autoajuda cumprem seu papel.
Vejamos a pergunta: “...a
vontade do homem repele”?
Quão pouco utilizamos esta vontade! Joana de Ângelis em sua série psicológica
nos alerta para o uso da vontade, que deve ser exercitada e que negligenciamos
este atributo ofertado por Deus. Preferimos muitas vezes fazer o papel da
vítima, do coitadinho. “Vejam só como eu sou um pobre coitado a mercê de
espíritos malignos”. Obviamente que não fazemos isso conscientemente e que as
influências chegam a pontos mais profundos que não nos compete alongarmos neste
texto, mas é essa a mensagem que muitas vezes passamos para as pessoas, eu sou
um coitadinho. Entenda que você é um ser de Luz destinado a mais alta elevação
espiritual e que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, lhe dotou de toda a
capacidade possível para atingir este fim, basta você querer e começar pela tão
famosa “FORÇA DE VONTADE”.
Notem a importância de
exercitarmos, em nós, força de vontade, que o codificador voltou a repetir a
pergunta na questão 475.
Q.
475. Pode alguém por si mesmo afastar os maus Espíritos e libertar-se da
dominação deles?
R:
Sempre é possível, a quem quer que seja, subtrair-se a um jugo, desde que com vontade firme o queira.
Q.
469. Por que meio podemos neutralizar
a influência dos maus Espíritos?
R:
Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a
influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejam ter
sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam
maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as
paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que
esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração
dominical, vos ensinou a dizer: “Senhor! Não nos deixes cair em tentação, mas
livra-nos do mal.
Q.
477. As fórmulas de exorcismo têm
qualquer eficácia sobre os maus Espíritos?
R: Não. Estes últimos riem e se obstinam, quando
veem alguém tomar isso a sério.
Alguém poderá dizer: “Mas
eu vi o padre/pastor/vizinho/ seja quem for, exorcizar o “demônio” de tal
pessoa”.
1º o demônio não existe –
pelo menos para o espírita. O que existem são pessoas más que ao desencarnarem
continuam fazendo o mal e como não estão mais limitados pela matéria podem
realizar atos que surpreenderia a qualquer um. O fato de pessoas relatarem já
terem visto o demônio, nada mais é do que uma das propriedades do perispírito
chamada de plasticidade.
2º se o
padre/pastor/vizinho/ seja quem for, teve êxito em alguma forma de exorcismo,
isto deve-se à conduta moral da pessoa e não às palavras e/ou práticas
utilizadas.
3º imagine a seguinte
situação: Estamos em 20 pessoas em uma sala pequena, então alguém vira para
você e diz:
“Fulano (a) saia desta sala”.
Você simplesmente olha para
a pessoa e diz: “Não saio.”
Ele repete: “Saia, eu lhe
ordeno”.
E você: “Quem é você para
ordenar algo? Qual a sua autoridade? Você é tão imoral quanto eu, pois que te
conheço de longa data”.
Ele totalmente enfurecido:
“Saia em nome de Deus”.
Você diz: “Eu sou ateu”
Parou para imaginar o
quanto é ridícula esta cena? Chega a ser cômica! É assim que agem muitos espíritos,
estando eles livre da matéria, podem seguir nossos passos, conhecem nossos
pensamentos, sentimentos, intenções, isso para não falar daqueles que
prejudicamos em vidas anteriores e que hoje nos perseguem sendo obsessores em
busca de vingança. Somente a nossa reforma íntima, o desejo sincero de querer
melhorar, o lapidar constante da pedra bruta que ainda somos, melhorando
moralmente é que teremos condições de afastar aqueles irmãos que ainda não
compreenderam os ensinamentos de Jesus e quem sabe com muito esforço poderemos
fazer de um inimigo um amigo.
Q.
552. Que se deve pensar da crença no
poder, que certas pessoas teriam, de enfeitiçar?
R:
Algumas pessoas dispõem de grande força magnética, de que podem fazer mau uso,
se maus forem seus próprios Espíritos, caso em que possível se torna serem
secundados por outros Espíritos maus. Não creias, porém, num pretenso poder
mágico, que só existe na imaginação de criaturas supersticiosas, ignorantes das
verdadeiras leis da Natureza. Os fatos que citam, como prova da existência
desse poder, são fatos naturais, mal observados e sobretudo mal compreendidos.
Q.
553. Que efeito podem produzir as
fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendem dispor do
concurso dos Espíritos?
R:
O efeito de torná-las ridículas,
se procedem de boa-fé. No caso contrário, são tratantes que merecem castigo.
Todas as fórmulas são mera charlatanaria.
Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que
tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas
materiais.
Não pretendo me alongar
muito com estas questões, pois são esclarecedoras por si só. Muitas pessoas que
dizem fazer “feitiços/trabalhos” para outrem, estão se comprometendo
espiritualmente, hoje elas se utilizam de falanges de espíritos que lhes
auxiliam em suas más intenções, amanhã serão escravos de verdadeiros líderes,
magos negros que se encontram nas regiões umbralinas.
Q. 466. Por
que permite Deus que Espíritos nos excitem ao mal?
R:
Os Espíritos imperfeitos são instrumentos próprios a por em prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Como Espírito
que és, tens que progredir na ciência do infinito. Daí o passares pelas provas
do mal, para chegares ao bem. A nossa missão consiste em te colocarmos no bom
caminho. Desde que sobre ti atuam influências más, é que as atrais, desejando o
mal; porquanto os Espíritos inferiores correm a te auxiliar no mal, logo que
desejes praticá-lo. Só quando queiras o mal, podem eles ajudar-te para a
prática do mal. Se fores propenso ao assassínio, terás em torno de ti uma nuvem de Espíritos a te
alimentarem no íntimo esse pendor. Mas outros também te cercarão, esforçando-se
por te influenciarem para o bem, o que restabelece o equilíbrio da balança e te
deixa senhor dos teus atos.
É
assim que Deus confia à nossa consciência a escolha do caminho que devamos
seguir e a liberdade de ceder a uma ou outra das influências contrárias que se
exercem sobre nós.
O
assunto é extenso e de relevância que não nos permite prosseguir em maiores
detalhes, saibamos que existe um Deus criador do universo, de tudo o que
existiu, de tudo o que existe e de tudo o que está por vir, e estabeleceu leis
que são inexoráveis, mas nós ainda não as compreendemos em sua totalidade.
Se
existem espíritos que procuram nos prejudicar, também existem aqueles que nos
protegem, nos orientam pelo pensamento, nos auxiliam sempre que fazemos uma
prece com fé fervorosa, porque Deus nunca deixa um filho seu desamparado, nós é
que muitas vezes esquecemos dele.
Por enquanto, permaneçamos
com os ensinamentos de Jesus e tudo virá a seu tempo. Basta colocarmos em
prática apenas dois ensinamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao
próximo como a ti mesmo. Isto já é o suficiente para toda uma vida e fazer com
que espíritos que nos desejam mal reflitam ao observar o esforço que fazemos
para melhorar e busquem também a sua reforma interior. Paz e Luz.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
O
Livro dos Espíritos – Cap IX – Intervenção dos espíritos no mundo corporal –
Questões 456 a 557
O
Evangelho Segundo o Espiritismo
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
O
Livro dos Espíritos
Parte Primeira – As Causas Primárias
Capítulo 1 – Deus
Deus
e o infinito – Provas da existência de Deus – Atributos da Divindade –
Panteísmo
Deus e o infinito
1
O que é Deus?
– Deus é a
inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.1
2
O que devemos entender por infinito?
– O que não tem
começo nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.
3
Poderíamos dizer que Deus é infinito?
– Definição
incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as
coisas que estão acima de sua inteligência.
☼ Deus é infinito em suas
perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo2 de uma coisa por ela
própria, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra igualmente
desconhecida.
Provas
da existência de Deus
4
Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?
– Num axioma que
aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo
o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.
☼ Para acreditar em Deus, basta ao
homem lançar os olhos sobre as obras da criação. O universo existe, portanto
ele tem uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito
tem uma causa e admitir que o nada pôde fazer alguma coisa.
5
Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem
em si mesmos da existência de Deus?
– A de que Deus
existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda
uma conseqüência do princípio de que não há efeito sem causa.
6
O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito
da educação e das idéias adquiridas?
– Se fosse assim, por
que vossos selvagens teriam também esse sentimento?
☼ Se o sentimento da existência de
um ser supremo fosse o produto de um ensinamento, não seria universal. Somente
existiria naqueles que tivessem recebido esse ensinamento, como acontece com os
conhecimentos científicos.
7
Poderemos encontrar a causa primária da formação das coisas nas propriedades
íntimas da matéria?
– Mas, então, qual
teria sido a causa dessas propriedades? Sempre é preciso uma causa primária.
☼ Atribuir a formação primária das
coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa,
porque essas propriedades são elas mesmas um efeito que deve ter uma causa.
8
O que pensar da opinião que atribui a formação primária a uma combinação
acidental e imprevista da matéria, ou seja, ao acaso?
– Outro absurdo! Que
homem de bom senso pode conceber o acaso como um ser inteligente? E, além de
tudo, o que é o acaso? Nada.
☼ A harmonia que regula as
atividades do universo revela combinações e objetivos determinados e, por isso
mesmo, um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso seria um
contra-senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a
inteligência produz. Um acaso inteligente não seria mais um acaso.
9
Onde é que se vê na causa primária a manifestação de uma inteligência suprema e
superior a todas as inteligências?
– Tendes um provérbio
que diz: “Pela obra reconhece-se o autor.” Pois bem: olhai a obra e procurai o
autor. É o orgulho que causa a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada
acima dele; é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro
de Deus pode abater!
☼ Julga-se o poder de uma
inteligência por suas obras. Como nenhum ser humano pode criar o que a natureza
produz, a causa primária é, portanto, uma inteligência superior à humanidade.
Quaisquer
que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência
tem ela mesma uma causa e, quanto mais grandioso foro que ela realize, maior
deve ser a causa primária. É essa inteligência superior que é a causa primária
de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem lhe queira dar.
Atributos
da Divindade
10
O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
– Não, falta-lhe, para
isso, um sentido.
11
Um dia será permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?
– Quando seu Espírito
não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver mais
próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.
☼ A inferioridade das faculdades do
homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da
humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, da qual lhe atribui
as imperfeições; mas, à medida que o senso moral nele se desenvolve, seu pensamento
compreende melhor o fundo das coisas e ele faz uma idéia de Deus mais justa e
mais conforme ao seu entendimento, embora sempre incompleta.
12
Se não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter idéia de
algumas de suas perfeições?
– Sim, de algumas. O
homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria. Ele as
pressente pelo pensamento.
13
Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único,
todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus
atributos?
– Do vosso ponto de
vista, sim, porque acreditais abranger tudo. Mas ficai sabendo bem que há
coisas acima da inteligência do homem mais inteligente e que a vossa linguagem,
limitada às vossas idéias e sensações, não tem condições de explicar. A razão
vos diz, de fato, que Deus deve ter essas perfeições em grau supremo, porque se
tivesse uma só de menos, ou que não fosse de um grau infinito, não seria
superior a tudo e, por conseguinte, não seria Deus. Por estar acima de todas as
coisas, Ele não pode estar sujeito a qualquer instabilidade e não pode ter
nenhuma das imperfeições que a imaginação possa conceber.
☼ Deus é eterno. Se Ele tivesse tido um começo teria saído
do nada, ou teria sido criado por um ser anterior. É assim que, de degrau em
degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
É imutável; se estivesse sujeito a mudanças, as leis
que regem o universo não teriam nenhuma estabilidade.
É imaterial, ou seja, sua natureza difere de tudo o
que chamamos matéria; de outro modo não seria imutável, porque estaria sujeito
às transformações da matéria.
É único; se houvesse vários deuses, não haveria
unidade de desígnios, nem unidade de poder na ordenação do universo.
É todo-poderoso, porque é único. Se não tivesse o
soberano poder, haveria alguma coisa mais ou tão poderosa quanto Ele; não teria
feito todas as coisas e as que não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.
É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial
das Leis Divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e essa
sabedoria não permite duvidar de sua justiça nem de sua bondade.
Panteísmo
14
Deus é um ser distinto, ou seria, segundo a opinião de alguns, resultante de
todas as forças e de todas as inteligências do universo reunidas?
– Se fosse assim,
Deus não existiria, porque seria o efeito e não a causa; Ele não pode ser ao
mesmo tempo uma e outra coisa.
Deus existe, não
podeis duvidar disso, é o essencial. Crede em mim, não deveis ir além, não vos
percais num labirinto de onde não podereis sair, isso não vos tornaria
melhores, mas talvez um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber e na
realidade não saberíeis nada. Deixai de lado todos esses sistemas; tendes
muitas coisas que vos tocam mais diretamente, a começar por vós mesmos. Estudai
vossas próprias imperfeições a fim de vos desembaraçar delas, isso vos será
mais útil do que querer penetrar no que é impenetrável.
15
O que pensar da opinião de que todos os corpos da natureza, todos os seres,
todos os globos do universo, seriam parte da Divindade e constituiriam, pelo
seu conjunto, a própria Divindade, ou seja, o que pensar da doutrina panteísta?
– O homem, não
podendo se fazer Deus, quer pelo menos ser uma parte d’Ele.
16
Aqueles que acreditam nessa doutrina pretendem nela encontrar a demonstração de
alguns atributos de Deus. Sendo os mundos infinitos, Deus é, por isso mesmo,
infinito; não havendo o vazio ou o nada em nenhuma parte, Deus está, portanto,
em toda parte; Deus, estando por toda parte, uma vez que tudo é parte
integrante de Deus, dá a todos os fenômenos da natureza uma razão de ser
inteligente. O que se pode opor a esse raciocínio?
– A razão. Refleti
maduramente e não vos será difícil reconhecer o absurdo disso.
☼ Esta doutrina faz de Deus um ser
material que, embora dotado de uma inteligência suprema, seria em tamanho
grande o que nós somos em tamanho pequeno. Uma vez que a matéria se transforma
sem parar, se assim for, Deus não teria nenhuma estabilidade, estaria sujeito a
todas as mudanças e variações, a todas as necessidades da humanidade, e lhe
faltaria um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se pode
imaginar que são as mesmas as propriedades da matéria e a essência de Deus, sem
O rebaixar na nossa concepção. Todas as sutilezas do sofisma3 não conseguirão resolver o
problema na sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Deus é, mas sabemos o
que não pode deixar de ser, e a teoria do panteísmo está em contradição com
suas propriedades mais essenciais; ela confunde o criador com a criatura,
exatamente como se afirmasse categoricamente que uma máquina engenhosa fosse
parte integrante do mecânico que a concebeu.
A
inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor em seu quadro,
mas as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o pintor
que o concebeu e executou.
- O texto colocado após o travessão na
seqüência das perguntas é a resposta que os Espíritos deram. O sinal ☼ indica que é um comentário de Kardec às
respostas dos Espíritos (N. E.).
- Atributo:
qualidade de um ser, aquilo que lhe é próprio. Neste caso, ser infinito é
uma das qualidades de Deus entre todas as demais, mas não é só isso, ou
não é o bastante para O concebermos (N. E.).
- Sofisma:
argumento falso, enganoso, feito de propósito para induzir ao erro (N.
E.).
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Treinamento e destino
Que o destino pode ser tratado, não há dúvida. E com palavras resumidas, ser-nos-á possível encontrar a chave de semelhante providência nos exemplos simples da vida.
No processo curativo, o campo doente para mostrar-se recuperado solicita a renovação das células.
Na higiene, o foco enfermiço deve ser extinto em auxílio à saúde geral.
Na área das construções, esse ou aquele trecho comprometido reclama completo refazimento.
Em agricultura, o escalracho será erradicado para que a lavoura nobre venha a surgir.
Igualmente na vida êxito e melhoria nascem de comportamento e rumo, tanto quanto rumo e comportamento para o bem e para a felicidade dependem de nossos pensamentos.
Pensamentos positivos em matéria de consciência tranquila, limpeza de intenções, reajuste de maneiras e supressão de hábitos inferiores são suportes indispensáveis para a edificação de vida melhor.
Pense e fará o que pensa.
Faça e você será aquilo que faz.
Pagina extraída da obra: Busca e Acharás - pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz - Psicografia de Chico Xavier.
domingo, 7 de outubro de 2012
O maior brasileiro de todos
Por - Joilson José Gonçalves Mendes

Vejam só, agora é que as mentes desocupadas vão jogar mais
lenha na fogueira. Chico Xavier, em uma competição organizada pelo SBT foi
eleito, no dia 3 Out 12, o maior brasileiro de todos os tempos. E sabemos que
Chico é mais do que merecedor desta honraria. Se bem que, considerando o grau
de evolução deste espírito, imagino que ele pouco importa com este tipo de
coisa. Na verdade quem necessita destes ornamentos egoicos somos nós, seres
imperfeitos e apegados às coisas da matéria com muito a evoluir.
O que chama atenção é a data, 03 de
outubro, data de comemoração do nascimento de Hippolyte
Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, como sabemos o
codificador do espiritismo.
Se antes já tinha
gente criando polêmica de que Chico era a reencarnação de Kardec, imagina
agora!
Sendo espírita eu
não acredito em coincidências, mas acredito em manipulação. Se foi intencional
ou não, não nos cabe o julgamento, apenas a observação e uma análise racional.
O importante, para
nós, é a justíssima homenagem feita ao Chico que sempre vivenciou os
ensinamentos de Jesus em atos, palavras e com certeza no campo mental também.
Nascido em 2 de abril de 1910, na pequena
cidade de Pedro Leopoldo, MG, foi o mais importante divulgador da Doutrina
Espírita no Brasil. De família humilde, era filho de João Xavier, vendedor de
bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, dona de casa.
A mediunidade manifestou quando
ainda era criança, com apenas 4 anos de idade. Chico respondeu ao pai sobre
ciências, durante uma conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ouvir
e conversar com espíritos.
Sua mãe faleceu quando Chico
contava com 5 anos de idade e julgando incapaz de cuidar e criar os filhos, seu
pai distribuiu os nove filhos entre os parentes. Chico foi criado por 2 anos
pela sua madrinha que muito o maltratava, mas logo desencarnou. Seu pai
casou-se novamente e sua nova esposa exigiu a união dos filhos.
A cronologia das obras publicadas
é a seguinte:
Ano
|
Obra
|
Autor
espiritual
|
Editora
|
Notas
|
Vários
autores
|
Primeira
obra publicada
|
|||
Crônicas
de Além-Túmulo
|
FEB
|
Primeira
obra pelo espírito Humberto de Campos
|
||
FEB
|
Primeiro
obra pelo espírito Emmanuel
|
|||
1938
|
Humberto
de Campos
|
FEB
|
Tiragem
de 202.000 exemplares
|
|
1939
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 263.000 exemplares
|
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 435.000 exemplares
|
||
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 317.000 exemplares
|
||
O
Consolador
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 218.000 exemplares
|
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 420.000 exemplares
|
||
1942
|
Renúncia
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 311.000 exemplares
|
FEB
|
"Tiragem
de 420.000 exemplares"
|
|||
1944
|
André
Luiz
|
FEB
|
Livro
mais vendido e traduzido para outras línguas
|
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 440.000 exemplares
|
||
1945
|
FEB
|
Primeira
obra pelo espírito Irmão X, pseudônimo do espírito Humberto de Campos
|
||
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 290.000 exemplares
|
||
Volta
Bocage
|
FEB
|
Livro
psicografado com autoria atribuída ao poeta português, Bocage
|
||
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 280.000 exemplares
|
||
1948
|
Agenda
Cristã
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 470.000 exemplares
|
Voltei
|
FEB
|
Tiragem
de 204.000 exemplares
|
||
1949
|
Caminho,
Verdade e Vida
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 216.000 exemplares
|
1949
|
Libertação
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 275.000 exemplares
|
Jesus
no Lar
|
FEB
|
Tiragem
de 290.000 exemplares
|
||
1950
|
Pão
Nosso
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 262.000 exemplares
|
Vinha
de Luz
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 215.000 exemplares
|
|
1952
|
Roteiro
|
Emmanuel
|
FEB
|
|
Ave,
Cristo!
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 210.000 exemplares
|
|
Entre
a Terra e o Céu
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 260.000 exemplares
|
|
Nos
Domínios da Mediunidade
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 313.000 exemplares
|
|
Fonte
Viva
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 248.000 exemplares
|
|
Ação
e Reação
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 255.000 exemplares
|
|
Pensamento
e Vida
|
Emmanuel
|
FEB
|
||
Evolução
em Dois Mundos
|
André
Luiz
|
FEB
|
"Tiragem
de 216.000 exemplares"
|
|
Mecanismos
da Mediunidade
|
André
Luiz
|
FEB
|
Primeira
obra em parceria com o médium Waldo Vieira
|
|
1960
|
Religião
dos Espíritos
|
Emmanuel
|
FEB
|
|
O
Espírito da Verdade
|
diversos
espíritos
|
FEB
|
||
Sexo
e Destino
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 262.000 exemplares
|
|
E
a Vida Continua…
|
André
Luiz
|
FEB
|
Tiragem
de 314.000 exemplares
|
|
Vida
e Sexo
|
Emmanuel
|
FEB
|
Tiragem
de 240.000 exemplares
|
|
Sinal
Verde
|
André
Luiz
|
Comunhão
Espírita
Cristã (CEC) |
Tiragem
de 473.500 exemplares
|
|
Companheiro
|
Emmanuel
|
Instituto
de Difusão
Espírita (IDE) |
Tiragem
de 223.000 exemplares
|
|
Retratos
da Vida
|
IDE/CEC
|
|||
Mediunidade
e Sintonia
|
Emmanuel
|
CEU
|
||
Queda
e Ascensão da Casa dos Benefícios
|
GER
|
|||
Escada
de Luz
|
diversos
espíritos
|
CEU
|
Última
obra publicada
|
Curiosidades
• Sempre usava óculos escuros porque sofria de um tipo de catarata que não tinha cura.
• Aos 4 anos, Chico Xavier dizia que via espíritos. O pai pensou que o menino estava com o “demônio no corpo”.
• O primeiro livro de Chico Xavier tinha 259 poesias ditadas por 56 poetas mortos, entre eles Olavo Bilac e Castro Alves.
• Durante sua vida, Chico Xavier nunca ganhou dinheiro como médium. Trabalhou como operário e foi até datilógrafo.
• Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, já teria vivido como um senador romano, um escravo e até mesmo um padre.
• A estreia do filme Chico Xavier ocorreu no mesmo dia em que o médium completaria 100 anos se estivesse vivo.
• Mesmo com problemas de saúde, como hérnia de disco e angina, Chico Xavier cumpriu sua missão espírita por toda a vida.
• Viajou para os Estados Unidos, em 1965, com intuito de divulgar o espiritismo no exterior.
• Tinha uma única vaidade: usava peruca para esconder sua calvície.
• Chico Xavier psicografou cerca de 10 mil cartas de desencarnados durante toda sua vida.
Fontes:
1 - SBT
Assinar:
Postagens (Atom)





